Voltar ao site

COLUNA DA MARIA ALZIRA LEITE: A socialização de práticas

Texto 17

[...] o desenvolvimento dos indivíduos ocorre em atividades sociais, em um meio constitutivo e organizado por diferentes pré-construídos e através de processos de mediação, sobretudo liguageiros (MACHADO; CRISTOVÃO, 2009, p. 47).

O cenário educacional para a pesquisa não está promissor! Não há verbas e nem incentivo para o nosso olhar investigativo, para a circulação do conhecimento. Infelizmente, noto que as instituições privadas se limitam ao pagamento do salário dos professores, como um benefício e não como um direito. Diante de um contexto, às vezes, de conformidade, nessa semana, ainda escutei: Não há pesquisa aqui, mas ainda bem que você está trabalhando.

Automaticamente, após ouvir esse dizer – ancorado na intimidação –, iniciei um processo de reflexão comigo mesma: sim, atuamos de forma robotizada ministrando aulas, lançando notas, confeccionando provas... Então, pergunto: como podemos avançar, articulando a teoria à prática? Como podemos ultrapassar os muros da escola, socializando os resultados dos nossos trabalhos?

A resposta perpassa pela ação de resistir e ir à luta! Como professora, tento instigar os alunos e colegas à adoção de um caderno de campo. Nesse caderno, é interessante anotar as experiências positivas e negativas, almejando, assim, a produção de artigos, de relatos e resenhas. Nessa linha de produção, é possível nos prepararmos para apresentações em eventos nacionais e internacionais.

Penso que o cenário de produção acadêmica precisa ser socializado, por meio de trocas pautadas no saber-fazer. É possível progredirmos, nesse viés, tendo em vista o desenvolvimento do indivíduo, aliado às práticas de ensino e aprendizagem e à reconfiguração do nosso agir.

(Eu sou Maria Alzira Leite, professora transformadora, pesquisadora de temas que envolvem discursos de/sobre professores. Atualmente, estou como docente no Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter, em Porto Alegre-RS.)

Referência

MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. In: MACHADO, Anna Rachel; ABREU-TARDELLI, Lilia Santos; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (orgs.) Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado das Letras, 2009